Em conversa pelas praças de Curitiba encontrei um casal que adquiriram um apartamento do conjunto Novo Bairro V pela Cohab em abril de 2011, segundo o contrato a entrega dos apartamentos seria em maio de 2012, mas nos mês que estava prevista a entrega pelo contrato a obra estava somente parcialmente construída. Através de várias ligações a construtora, a mesma afirmava que o obra não estava sendo entregue porque faltava ser feita a parte da Prefeitura (asfaltar a rua, rede de agua e esgoto...). Mas ao entrar em contato com a prefeitura a resposta foi a seguinte (INFORMAMOS QUE A RUA ENCONTRA-SE NA PROGRAMAÇÃO PARA PAVIMENTAÇÃO, AGUARDANDO A CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO DAS UNIDADES HABITACIONAIS). A responsabilidade do atraso é de quem?
Já em fevereiro de 2013 (9 meses depois do previsto para entrega) ao entrar em contato com a construtora a mesma informou que no inicio de março haveria a visita aos apartamentos, e a construtora entraria em contato para informar o dia da visita, e em seguida a presidenta Dilma iria inaugurar, e já em março seria entregue as chaves, tudo isso seria em março. Mas o casal aguardou até dia 20 de março e a construtora não entrou em contato, em função disso o casal ligou para a construtora, e a mesma informou que a visita foi um dia antes da ligação, e disse que o casal deveria entrar em contato com a construtora perguntado o dia da visita e não a construtora ligar.
Mas não é contraditório primeiro a construtora informou que iria entrar em contato, depois disse por que o casal não entrou em contato (A bola de cristal do casal não funcionou). Além disso, a construtora informou que não tinha os números do telefone de nenhum comprador, desculpa muito estranha, mas enfim a casal aceitou a desculpa. (Houve mais fatos mas vou resumir). Há construtora indicou para que o casal entra-se em contato em outra semana.
A entrega da chave e a visita da Presidenta Dilma que seria em março não ocorreu. A construtora afirmava que a presidenta Dilma não tinha tempo na Agenda, mas na escolha do Papa que foi inesperado consegui encaixar na sua agenda e outros fatos que não cabe comentário aqui.
Após várias semanas ligado todo inicio da semana a visita foi marcada para o mês de maio. O casal informou que não foi uma visita, foi somente uma olhadela, pois poderia visitar o apartamento durante 15 minutos, dentro desse tempo precisava preencher alguns campos informando coisas que estavam imperfeitas no apartamento, como poderá fazer isso em 15 minutos? Coisas imperfeitas não é parte da construtora? Pois se o casal encontrar imperfeições visuais, como será que está a estrutural?
Após a visita foi informado que a entrega seria após a inauguração da Presidenta Dilma, que está previsto para o dia 15/06/2013 segundo o casal.
Mas não houve a visita no dia 15/06/2013, foi alterado para o dia 22/06/2013. Nesta visita a situação da obra do apartamento estava no mesmo ponto que estava em maio. No final da visita o responsável em receber as pessoas que estavam visitando o apartamento informou que a entrega seria no fim de junho ou inicio de julho. Mas ao entrar em contato neste período com a construtora informaram que não seria nessa data.
Houve uma nova visita no dia 27/07/2013 no qual informaram que a entrega será no início de agosto, nesta visita estava representante da COHAB e da construtora, quando alguns adquirentes dos apartamentos questionavam algum quesito a construtora colocava que era responsabilidade da COHAB e assim vice versa. Mas o maior fato revoltante é que representante da construtora, apos um adquirente questionar um quesito em relação ao alvará, o representante da construtora ergueu o tom de voz. Não sei se estava com razão ao não, mas o casal sabe que está pagando para a construtora realizar a construção, a mesma não está fazendo favor. Portanto, o representante errou ao erguer o tom de voz, em relação ao direito do consumidor.
O apartamento foi entregue no final do mês de agosto de 2013.