Abscesso é uma coleção purulenta ou acúmulo de pus circunscrito em uma cavidade, dentro dos tecidos, em conseqüência de uma inflamação crônica. Geralmente os abscessos ocorrem por ação de um agente irritante que provoca a lesão inicial, depois vem a inflamação, formação de pus e posteriormente o encapsulamento.
Abscessos pequenos podem ser retirados na própria linha de inspeção e abscessos maiores deverão ser conduzidos para a mesa de inspeção final para se definir o destino da carcaça que poderá ser aproveitamento parcial ou condenação total. Quando os abscessos ou lesões supuradas não influem sobre o estado geral da carcaça, ocasionam rejeição somente da parte afetada. As vísceras quando atingidas devem ser condenadas totalmente e quando houver abscessos múltiplos e abrangentes, deve-se condenar totalmente a carcaça e as vísceras .
Carcaças, partes de carcaça ou órgãos atingidos de Abscesso ou de lesões supuradas devem ser julgados pelo seguinte critério:
1 - quando a lesão é externa, múltipla ou disseminada, de modo a atingir grande parte da carcaça, esta deve ser condenada;
2 - carcaças ou partes de carcaça que se contaminarem acidentalmente com pus serão também condenadas;
3 - abscessos ou lesões supuradas localizadas podem ser removidas, condenados apenas os órgãos e partes atingidas;
4 - serão ainda condenadas as carcaças com alterações gerais (emagrecimento, anemia, icterícia) decorrentes de processo purulento.