Navegador de modo texto Lynx

Decidi escrever este artigo para homenagear a um navegador que pouca gente usa. Inclusive o normal é que poucas pessoas tenham chegado a utiliza-lo. Não obstante, foi o segundo navegador que utilizei em minha experiência na web, quando navegava pela Rede usando os terminais Unix da sala de computadores da universidade. Portanto, este navegador pode ser uma descoberta para muitos leitores, embora não deixe de ser uma curiosidade que existam navegadores só de texto, sobretudo hoje que a web se converteu em um meio bastante multimídia.
Como dizia, Lynx é um navegador que só mostra texto e que pode ser utilizado em linha de comandos. A linha de comandos é a interface mais simples de um sistema operacional, na qual tudo o que se deseja fazer tem que ser expresso em forma de instruções ou comandos. A linha de comandos é típica de sistemas Unix ou Linux, embora hoje até Linux tem um sistema de janelas, pelo qual podem ser feitas as mesmas coisas que pela linha de comando. Windows também tem sua própria linha de comandos e é o que antes se chamava DOS.
Nota: Para acessar a linha de comandos de Windows apertamos início - executar e escrevemos a instrução "cmd".
Lynx só permite ver texto, o que é uma grande desvantagem! Não obstante, as imagens, que não se mostram são indicadas com texto, colocando o nome do arquivo ou o texto que tiver no atributo alt da imagem, se é que foi definido um texto alternativo.
Como funciona por linha de comandos tampouco é possível utilizar o mouse para se colocar encima de um link e clica-lo, há que utilizar o teclado para se mover pelos links e entrar neles.
Tudo isso, é no mínimo curioso e nos remonta a una época diferente, que quase parece alheia a nós.
Podemos ver o aspecto que tem a página de Google com Lynx na seguinte imagem:
Lynx é um navegador típico de sistemas Linux ou Unix, originalmente criado para este último sistema operacional. Também está disponível para outros sistemas como Windows ou outros tão raros como Commodore Amiga.
A página web de Lynx é http://lynx.browser.org/, através da qual poderemos encontrar mais informação deste navegador e baixar uma versão para nosso sistema operacional.
A versão de Lynx que eu baixei para lembrar dos velhos tempos, que funciona sobre Windows está em http://www.fdisk.com/doslynx/lynxport.htm
Conclusão
Falta dizer que Lynx em um princípio pode nos servir para poucas coisas ou talvez só como simples curiosidade. Não obstante, podemos comprovar como se vê nossa web com este navegador. Assim, podemos ver se temos uma web usável e acessível desde navegadores antigos. Neste sentido, da acessibilidade, Lynx pode ser uma boa referência, pois ao navegar em modo texto, pode-se combinar com outras tecnologias para fazer navegadores para pessoas deficientes. Fonte:www.criarweb.com

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- O que é programar Orientado a Objetos?
- Navegador de modo texto Lynx

O que é programar Orientado a Objetos?



Programar Orientado a Objetos é pensar em como criar seu código como você pensa na vida real. É você abstrair os objetos da vida real e leva-los para as linhas de código como eles são – com suas características, que são os atributos e suas ações, que são os métodos. Todo objeto tem características e ações.
A POO foi criada com o intuito de resolver os problemas da programação estruturada. A idéia era resolver problemas o mais rápido possivel e com a segurança que funcionaria em qualquer lugar a mesma solução. A grande vantagem disso é o reaproveitamento de código, isso traz uma redução no tempo que uma solução pode ser gerada. Tempo em programação pode ser muito caro, por isso a POO é tão bem aceita!
O que é um Objeto?
Um objeto é um elemento computacional que representa, no domínio da solução, alguma entidade (abstrata ou concreta) de interesse do sistema sob análise. Objetos similares são agrupados em classes. No paradigma da orientação a objetos, tudo pode ser potencialmente representado como um objeto. Sob o ponto de vista da programação, um objeto não é muito diferente de uma variável no paradigma de programação convencional.
Quando se define uma variável em Java, essa variável terá:
  • Um espaço em memória para registrar o seu estado atual (um valor)
  • Um conjunto de operações associadas que podem ser aplicadas a ela, através dos operadores definidos na linguagem que podem ser aplicados a valores inteiros (soma, subtração, inversão de sinal, multiplicação, divisão inteira, resto da divisão inteira, incremento, decremento).

Da mesma forma, quando se cria um objeto, esse objeto adiquire um espaço em memória para armazenar seu estado (os valores de seu conjunto de atributos, definidos pela classe) e um conjunto de operações que podem ser aplicadas ao objeto (o conjunto de métodos definidos pela classe).
Portanto um programa orientado a objetos é composto por um conjunto de objetos que interagem através de “trocas de mensagens” entre eles. Na prática, essa troca de mensagem traduz-se na chamada de métodos (funções) entre objetos.
Exemplo de um objeto:
Um Jaguar é um objeto. Ele tem como características a cor, peso, quantidade de portas, modelo, ano, etc. Também tem ações como frear, buzinar, acelerar, abrir os vidros, trocar de marchas, etc. Portanto programar Orientado a Objetos é você fazer essa abstração do mundo real e transforma-la em código. Mais adiante mostrarei um exemplo de código Orientado a Objetos.
A POO tem quatro pilares que a sustenta, seguindo:
Abstração:
É a capacidade de você pensar nos objetos da vida real e classifica-los. É o processo pelo qual modelamos sistemas reais ou imaginários, extraindo do seu contexto os seus principais elementos “Objetos”, e descrevemos cada objeto, com suas principais “características” de dados e funcionalidades.

Uma Ferrari por exemplo tem as mesmas características do objeto Jaguar citado acima, possui até mais, mas eles tem algo em comum, ou seja, ambos são carros, logo pertencem a classe carro. A Ferrari é um tipo de carro e o Jaguar também, mas cada um com suas características e ações particulares e comuns.

Programar Orientado a Objetos é fácil, o difícil é programar Orientado a Objetos bem. Pois se programando bem, você pode tirar proveito de todas as vantagens que a POO possui e para se programar bem Orientado a Objetos a principal característica que o programador deve ter é uma boa abstração do mundo real.
Encapsulamento:
Os objetos como dito acima contém atributos e métodos. O encapsulamento trata de dar alguma segurança aos objetos. Explico:
Um objeto Cliente por exemplo tem atributos como qualquer outro e estes não podem ser acessados por qualquer outro objeto diretamente. Existem dois tipos de atributos, os privados e os publicos. Em UML e OO (orientação a objetos) é definido que para atributos privados usa-se o sinal de “-” antes do nome e para atributos publicos usa-se o sinal de “+” antes do nome.
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Resumo da evolução da informática e do computador



O Computador é uma maquina muito interessante, pois poucas ferramentas permitem você executar e ter a sua disposição um enorme leque que soluções para suas tarefas do dia a dia.
Tamanha é a sua qualidade que até a metade da década de 1960, os computadores eram máquinas caríssimas, e geralmente eram usadas somente para determinados objetivos em grandes empresas e instituições.

Em 1982, a revista Time deu, pela primeira vez, o título de “O Homem do Ano” a um computador. Porem tudo isso que temos hoje não surgiu pronto sem mais nem menos. Toda a era da Informática teve que passar por grandes evoluções até chegar ao Computador que você usa hoje em casa ou no trabalho.

Tudo começou com a primeira geração de computadores que varia entre os anos de 1942 e 1959. Todos eles eram baseados na tecnologia de válvulas eletrônicas deixando completamente vago a questão de confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas.
Esses normalmente quebravam em poucas horas de uso, tinham algumas entradas e saídas primitivas, calculavam com uma velocidade de milésimos de segundos e eram programados em linguagem de máquina.


Como inicialmente as dificuldades na produção dos computadores eram grandes, somente em 1951 surgiram os primeiros computadores em escala comercial, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC 1, destacando o EDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração.
Nas maquinas de segunda geração, a válvula foi substituída por transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965.

O transistor foi desenvolvido por William Shockley, J. Bardeen e W. Brattain no Bell Laboratories. Sua tecnologia o permitia ser 100 vezes menos que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido, confiável e já calculavam em microssegundos.
Seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente usando a tecnologia dos transistores. Sua melhora de rendimento foi tão grande que entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores.

Ao longo dos anos, os computadores começaram a ser utilizados para determinadas funções como processar pedidos, controlar a produção entre outros. E em 1964 a American Airlines começou a fazer reservas em tempo real.
O primeiro computador só chegou ao Brasil em 1961, um UNIVAC 1105 ainda com válvulas para ser usado no IBGE.

Com os transistores, que eram menores que as válvulas, começaram a serem produzidos computadores menores. O de maior sucesso foi o da DEC – Digital Equipament Corporation, fundada em 1957.
O primeiro minicomputador produzido comercialmente foi o PDP-8, o primeiro com sucesso comercial.

A terceira geração começa com a substituição dos transistores pelos circuitos integrados. Eles já calculavam em nanossegundos, seu representante foi o IBM 360.

Ao longo dos anos a evolução nessa área tem buscado principalmente a miniaturalização e o encapsulamento dos dispositivos internos dos computadores. E hoje podemos constatar isso no nosso dia a dia através de todas as minúsculas tecnologias que ficam ao nosso meio. Fonte:www.sistemasdeinfo.com


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A história da informática

Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia-a-dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso académico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros activos da sociedade.

O primeiro computador, o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) anunciado a 1946, era uma máquina gigantesca que ocupava um espaço tremendo de 62 metros quadrados, pesando cerca de 27 toneladas, constituído por motores e válvulas, sendo utilizado para realizar os cálculos matemáticos a serem utilizados no funcionamento da bomba de hidrogénio.
Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computadorque utilizava agora, transístores como ferramenta na manipulação da informação computada.

Cronologia da Informática

Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projectou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.

Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática.

Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.

Foi a redução de tamanho e o aumento na velocidade e capacidade de processamento, a maior prova da evolução extremamente rápida das capacidades tecnológicas e científicas da Humanidade, uma vez que este “salto“, desde o ENIAC ao primeiro PC, deu-se apenas, em 30 anos.

O Windows 95, foi visto quase como que o primeiro sistema operativo que era intuitivo e de fácil utilização, pelo grande público. Até então, o computador não era algo que fosse propriamente para o orçamento e/ou entendimento das massas. Este tipo de sistema operativo veio a preencher a lacuna entre o consumidor em geral e o mundo das novas tecnologias, contribuindo para que o PC (Personal Computer) se tornasse apenas mais um electrodoméstico, cada vez mais pequeno e avançado.

Actualmente, o PC é como que um ser de rápida evolução, isto é visível na sua portabilidade/ tamanho e na complexidade de operações que consegue executar, tanto a nível de arquitectura de hardware (parte física do computador), como processadores mais velozes, maior capacidade de RAM, a arquitectura do Serial BUS e métodos de arrefecimento mais eficientes e avançados, como a Hidro-refrigeração, que consiste na utilização de água como método de arrefecimento.

Em termos de software, é de notar e referenciar uma também rápida evolução,no que diz respeito às operações que hoje nos é possível realizar no PC de nossa casa, desde estudos astronómicos, a criação de elementos gráficos e composição de vídeo e até mesmo, o desfrutar de experiências lúdicas, nomeadamente, jogos de computador, que conseguem criar realidades alternativas de alto detalhe, sendo algo que já todos tomámos quase como um bem essencial ou apenas mais um acessório em nossas casas ou escritórios.
Com esta evolução, surgiu também toda uma nova forma de linguagem cibernauta que tem transparecido para o nosso quotidiano. Uma linguagem composta por abreviaturas, terminologias e estrangeirismos, na sua maioria ‘emprestados’ da Língua Inglesa. Isto deveu-se, principalmente, à abertura das vias de comunicação internacionais, que só foram possíveis, com o uso da Internet como um meio de uso comunicacional diário.


Enquanto utilizador de um computador pessoal e da Internet, já me vi sujeito a muitos prós e contras da Web, como a via de comunicação que é. Esta, foi criada inicialmente como um projecto governamental nos Estados Unidos da América, para servir propósitos militares, tornou-se rapidamente um fenómeno mundial, que inicialmente servia para tornar possível a transferência de dados entre países e continentes de forma rápida e sem custos. No entanto, agora tornou-se também uma nova forma de realizar a divulgação e marketing de novos produtos, bem como a venda dos mesmos, o que deu origem ao e-commerce, o que efectivamente, torna o nosso quotidiano muito mais facilitado, possibilitando a compra de bilhetes para eventos socioculturais por via electrónica, entre outros.

Estas novas possibilidades, que surgiram com a Internet, trouxeram, consequentemente, perigos para as crianças e adolescentes a nível mundial, nomeadamente, os perigos associados às redes sociais e chats, como regularmente são mostrados pela comunicação social, relativamente a raptos e casos de pedofilia, facilitados pelo acesso à Internet, dessas mesmas crianças e adolescentes.

De referir, por fim, os perigos que surgiram com o aparecimento do movimento Hacker no final dos anos 80 e teve o seu pico nos anos 90, vindo a colocar em jogo, questões como a liberdade e privacidade, do cada vez mais crescente número de internautas, devido à aparente facilidade com que se podia aceder, de forma ilegal, a informação restrita e confidencial dos mesmos, muitas vezes recorrendo à publicidade enganosa, como forma de lançar os seus spam’s, bots e trojans (vírus informáticos), para recolher informações relativas aos utilizadores infectados.

A Internet veio mandar abaixo as fronteiras físicas entre os diversos países, Línguas, culturas e comunidades. Considero que esta, tal como muitas outras evoluções que se deram na História Humana, traz consigo as vantagens acima referidas, mas também desvantagens, na medida em que a referida nova linguagem cibernauta, facilmente entra em choque com a linguagem e formas de comunicação a utilizar no nosso dia-a-dia, criando por vezes, barreiras na forma de expressão escrita e oral de algumas pessoas. Ao ouvirmos expressões como, Blog, Chat, MSN, Facebook e E-mail, apercebemo-nos automaticamente que há que alterar todo um método de pensamento pois existe um outro mundo (mundo digital) a fundir-se, constantemente com o nosso, e que a realidade que se vivia há uns anos atrás ficou para trás.

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Informática e História da Informática

Introdução 
Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.
Segue abaixo um histórico do desenvolvimento da informática e das tecnologias ligadas a computação em geral.
1622 - O matemático inglês William Oughtred desenvolve a primeira régua de cálculo.
1642 - O pesquisador francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora.
1822 - O matemático inglês Charles Babbage projeta  um computador mecânico, porém este não saiu do papel.
1847 - É criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole.
1880 - O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados eletromecânico. O sistema usava cartões perfurados para inserir dados.
1930 - Nos Estados Unidos, o engenheiro eletricista  Vannevar Bush desenvolve um computador usando válvulas de rádio.
1946 - Os engenheiros norte-americanos John William Mauchly  e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac, o primeiro computador eletrônico. O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial. Serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica.
1954 - A empresa eletrônica Texas Instruments fabrica o transistor usando silício.
1956 - Surge, no MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts - o primeiro computador que utiliza transistores.
1963 - Douglas Engelbart  patenteia o mouse.
1964 - Paul Baran, pesquisador norte-americano, projeta e cria a primeira rede de computadores interligada por fios.
1966 - A IBM desenvolve o Ramac 305, utilizando discos de memória com capacidade de 5 megabits.
1968 - Douglas Engelbart cria um sistema com mouse, teclado e janelas ( windows ).
1971 - A Intel cria o MCS-4, primeiro microcomputador pessoal com o processador 4004.
1972 - A empresa Atari cria o primeiro videogame com o jogo Pong.
1975 -  desenvolvem a linguagem Basic, primeira linguagem para microcomputadores,  . As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores.
1975 - Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft.
1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs projetam e desenvolvem o micro Apple I. No mesmo ano a dupla a Apple Computer Company.
1981 - A IBM lança o micro PC 5150.
1985 - A Microsoft o sistema operacional Windows e o Word 1.0 (primeira versão do processador de textos).
1989 - Tim Berners-Lee , pesquisador europeu cria a World Wide Web ( WWW) que origina a Internet.
1991 -  Linus Torvald  lança o sistema operacional Linux com código-fonte aberto.
1992 - A empresa americana Microsoft lança o sistema operacional Windows 3.1. A nova versão do Windows incorpora tecnologias voltadas para a utilização de CD-Roms.
1993 - Surge o primeiro browser, o NCSA Mosaic.
1993 - A empresa de processadores Intel coloca no mercado o processador Pentim.
1994 -  É criado o navegador de internet Netscape Navigator.
1995 - Chega ao mercando o Windows 95, trazendo incorporado o navegador Internet Explorer.
1995 - Criada a linguagem Java pela Sun Microsystems.
1997 - Garri Kasparov, campeão mundial de xadrez, perde pra o computador Deep Blue da IBM.
1997 - Justin Fraenkel desenvolve o Winamp, programa utilizado para ouvir músicas no formato MP3.
1998 - A Microsoft lança no mercado o Windows 98.
1999 - A Intel lança no mercado o processador Pentium III.
Você sabia?
- Comemora-se em 15 de agosto o Dia da Informática.
 
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Google Chrome pode ultrapassar Firefox até o fim do ano

Os próximos meses podem trazer uma grande surpresa para quem acompanha a guerra travada pelos diversos navegadores existentes na internet. Ao menos é isso que promete o StatCounter, um medidor estatístico que contabiliza o uso desses programas em todo o mundo. A novidade seria na disputa pelo segundo lugar: até dezembro, o Mozilla Firefox deve perder o posto para o Google Chrome.
De acordo com os dados levantados pelo site durante o mês de setembro de 2011, o Firefox soma 26,8% dos usuários da internet, enquanto o Chrome, logo atrás, já conta com 23,6%. Mas algumas estatísticas apostam que, ao final do ano, os números serão 26,6% para o navegador da Google e 25,3% para o da Mozilla.
Na ponta da tabela, o Internet Explorer segue reinando absoluto, com 41,7%. Mesmo apresentando uma queda constante, a ferramenta da Microsoft está longe de ser ultrapassada.
Outras fontes
O Net Applications, outro site que mede o uso de navegadores na rede, é um pouco mais cauteloso em afirmar que tal mudança vá mesmo ocorrer. Segundo o Computerworld, os dados mais recentes desse serviço indicam que o Firefox teria 22,6% do mercado, enquanto o Chrome é preferência de apenas 15,5% dos usuários. Já o Internet Explorer seria ainda mais soberano, somando 55,3%.
Esse site é mais utilizado pelas companhias, pois costuma possuir uma margem de erro menor que o StatsCounter. Ainda assim, a comparação dos dados de setembro não deixa dúvidas: o Chrome seria o navegador mais crescente o mercado, além de favorito para assumir o segundo lugar na guerra. Fonte:tecnologia.terra.com.br

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Apple vende toques musicais para iPhone e iPad via iTunes

A Apple acaba de disponibilizar dentro da conhecida loja virtual iTunes Store um espaço para vender milhares de toques baseados em temas musicais atuais e clássicos para atender usuários de iPhone e iPad.
O acesso ao novo serviço poderá ser realizado por meio de aplicativos de música ou entrando na própria iTunes Store. A nova loja dividirá os toques em três grupos: destaques, top 10 e gêneros.
Além disso, a Apple anunciou nesta terça-feira a atualização do software para aprimorar os serviços de televisão, que apresenta novas capacidades relacionadas com o sistema operacional iOS 5, o mais avançado para dispositivos móveis, e iCloud.
Entre as novidades em recursos destaque para o acesso as fotos na televisão, a visualização de conteúdos do iPhone 4S e do iPad 2, e a leitura das últimas notícias do The Wall Street Journal.

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APPLE - Logomarca - Maçã Mordida ???

Muitos pensavam que o primeiro logotipo da firma de Cupertino fosse o símbolo da maçã colorida, até eu achava que era, porém o primeiro símbolo da Apple era em preto e branco e possuia um estilo clássico.
O desenho mostrava Isaac Newton lendo embaixo de uma árvore, e olhando atentamente para o desenho, o que destacava era a maçã que parecia que estava prestes a cair na cabeça de Newton.

O primeiro logotipo da Apple foi concebido em 1976 e foi criado por Steve Jobs e Ronald Wayne, um dos fundadores da firma de Cupertino.
Porém, neste mesmo ano, este simbolo foi substituído pela Maçã Colorida e uma das explicações para um desenho com tantas cores, era devido ao fato de que era um dos primeiros computadores com a imagem colorida disponível no mercado para a época.

Foi criado por Rob Janoff, e este permaneceu na Apple até o ano de 1999.
No ano de 1990 a maçã colorida perdeu as suas cores mas as linhas foram mantidas.
Depois o famoso símbolo nunca mais sofreu mudanças significativas, onde foram alterados somente a cor, passando por 3 tonalidades diferentes.
Atualmente, apesar de serem simples os símbolos da Apple e da Nike são conhecidos mundialmente, sendo que nem é necessário o nome da marca para acompanhar estes símbolos, onde os mesmos são reconhecidos pelo logo.

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O que é informática?



Chama-se genericamente informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma , independente do tempo requerido para isso.

A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

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Instalar Ubuntu em uma máquina virtual no Windows

O sistema operacional Linux para um novo usuário pode ser um pouco assustador. Windows é tão simples não, funciona tão bem. A solução para aqueles curiosos que queiram testar o Linux e não querem formatar/e ou particionar o HD é a utilização de uma máquina virtual. Uma máquina virtual cria um disco virtual em disco rígido, ou seja, ela vai criar um HD fictício dentro do seu HD real para a instalação do novo sistema operacional sem comprometer o antigo. Caso não fique satisfeito depois basta apagar o disco virtual criado, pronto, você continua com o sistema operacional nativo sem problemas.

Máquinas Virtuais

Primeiro vamos escolher o software de virtualização que devemos utilizar. Hoje existem 4 softwares conhecidos: Parallels, VMWare, QEMU, e VirtualBox. Parallels custa cerca de $79,99, nesse caso não serve para nosso tutorial, a não ser que você queira comprar o Software.
O que nos resta são: VMWare, QEMU, e VirtualBox. VMWare possui duas versões freeware, um chamado de player e o outro chamado de servidor, mas não é tão rápido quanto a versão profissional.
Já o QEMU roda completamente através de linhas de comando, possui uma versão gráfica para Windows mas ainda está em estágio alpha. Além disso ele não possui uma opção básica que as outras máquinas virtuais possuem, como pausar a máquina virtual. Nos resta então a VirtualBox.

VirtualBox

O VirtualBox é um software gratuito, tornou-se Open Source em Janeiro de 2007 e possui versões para praticamente todos os sistemas operacionais, inclusive roda no Windows 7. Antes de tudo, vá até o site do VirtualBox, navegue até a seção de Downloads e baixe o binário para Windows. Após o download, inicie o processo de instalação, ele é muito simples e não tem segredo algum, basta seguir os passos sem medo.

Criar a primeira máquina virtual

Com o VirtualBox instalado corretamente, chegou a hora de baixar o Ubuntu. A versão utilizada nesse tutorial é a 9.10. Siga até a seção de Download, opte pela versão de 32 Bits ou 64 Bits, aqui usei a versão 64 Bits, mas os passos de instalação para ambas são os mesmos.
Já com a imagem do Ubuntu salva no HD (Arquivo ISO), abra o VirtualBox e clique em Novo. Você verá uma imagem semelhante a abaixo onde iremos criar a nossa primeira máquina virtual:
Criação de máquina virtual no VirtualBox
Basta clicar em Próximo, agora vamos para o passo onde iremos dar um nome para nossa máquina virtual e iremos escolher o tipo do sistema operacional. Dê o nome de Ubuntu, em Sistema Operacional escolha Linux e em versão, passo extremamente importante, escolha a versão que você baixou, seja ela 32 Bits ou 64 Bits:
Nome da máquina virtual e tipo de sistema operacional no VirtualBox
Nesse próximo passo, vamos escolher o quanto de memória RAM devemos alocar para a máquina virtual, isso irá depender de quanta memória você tem instalada no PC, quanto mais melhor, configure o quanto desejar:
Total de Memória RAM dedicada a máquina virtual
Nesse próximo passo vamos criar o disco rígido virtual, basta clicar em próximo que você será levado a um novo assistente:
Criação de um disco virtual no VirtualBox
Agora você está no assistente de criação de discos rígidos virtuais, basta por enquanto clicar em próximo:
Assistente de criação de discos rígidos virtuais no VirtualBox
Já no assistente do Tipo de Armazenamento do disco rígido escolha Armazenamento dinamicamente expansível, onde, o sistema operacional irá ocupar um espaço pequeno e irá crescer dinamicamente até o tamanho especificado a medida em que o sistema operacional exigir mais espaço:
Tipo de Armazenamento do disco rígido no VirtualBox
Nesse próximo passo você desve escolher o local onde deseja salvar seu novo disco virtual e o tamanho desejado. Customize conforme necessário:
Localização do disco virtual e tamanho no VirtualBox
Se tudo correu bem, você será levado até a tela de Sumário, caso todas as informações estejam corretas, basta clicar em Finalizar:
Sumário no VirtualBox
Você voltou a tela principal do VirtualBox onde você terá uma visão geral dos detalhes de sua nova máquina virtual. Precisamos efetuar mais algumas configurações, portanto, clique agora em Configurações, o botão ao lado de Novo. Após, clique na aba Armazenamento. Vá até a Árvore de Armazenamento, clique no ícone de mídia que ainda se encontra vazio. Em Atributos, vá até Drive de CD/DVD e clique no símbolo que representa uma pasta:
Configurações da máquina virtual no VirtualBox
Agora vamos utilizar aqui o CD de instalação do Ubuntu que você havia baixado, está lembrado? A aba Imagens de CD/DVD estará selecionada, basta clicar em Acrescentar:
Acrescentar discos de instalação no VirtualBox
Com isso basta selecionar o arquivo ISO que contém o arquivo de instalação do Ubuntu, após, você verá uma tela semelhante a essa, bastando clicar em selecionar:
Acrescentar discos de instalação no VirtualBox
Agora, ao iniciar a máquina virtual, ele irá carregar o CD de instalação do Ubuntu, basta clicar em Ok:
Acrescentar discos de instalação no VirtualBox
Com isso você irá voltar a tela inicial do VirtualBox, agora é a hora de começar a instalação do Linux, mas para isso temos que iniciar a máquina virtual. Basta clicar no botão Iniciar, que fica ao lado de Configurações, a máquina virtual será iniciada e você será levado a tela de instalação do Ubuntu, bastando então escolher o idioma de instalação:
Instalação do Ubuntu no VirtualBox
Nesse próximo passo, basta escolher Instalar o Ubuntu e seguir os passos, a instalação é tão simples quanto a do Windows:
Instalação do Ubuntu no VirtualBox
Se tudo correu bem, ao final do processo você estará no sistema operacional e verá uma tela semelhante a essa:
Desktop do Ubuntu no VirtualBox
Agora vamos remover o CD de instalação da máquina virtual, caso contrário, toda vez que a máquina for iniciada ela ir carregar o CD junto e isso pode implicar em desempenho. Para isso, desligue a máquina virtual se ela estiver ativa, na tela principal do VirtualBox vá até Configurações, escolha a aba Armazenamento, vá até Árvore de Armazenamento, clique no ícone que representa o drive de CD, e na seção Atributos, no campo de CD/DVD escolha Vazio
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Remover discos de instalação no VirtualBox

Bonus: Como aumentar a resolução de tela para o Ubuntu no Virtual Box

Por padrão, o VirtualBox só mostra 2 resoluções de tela, mas existe um forma bem simples de corrigirmos isso, basta seguir os seguintes passos:
  • 1 – Inicie a Máquina virtual e logue-se no Ubuntu.
  • 2 – No topo da Máquina Virtual, clique em Dispositivos > Instalar adicionais para convidado. Você verá um aviso que um drive de CDROM com alguns arquivos foi montado. O CD irá conter vários arquivos, o que iremos utilizar é chamado VBoxLinuxAdditions.run
  • 3 – Clique no Desktop, vá até o menu Aplicativos > Acessórios e escolha Terminal. A janela do Termnal será onde você executar o arquivo, mas antes devemos localizá-lo.
  • 4 – Digite o seguinte comando: cd /media/cdrom0/
  • 5 – Pronto, você acabou de acessar o drive virtual de CD, digite o seguinte comando: dir (Você verá vários arquivos, inclusive o VBoxLinuxAdditions.run).
  • Agora digite: sudo sh ./VBoxLinuxAdditions.run (atente-se que existe um ponto antes da barra), dê enter e aguarde que o Ubuntu faz o resto.
  • 6 – Reinicie a Máquina virtual.
  • 7 – Logue-se no Ububtu novamente, vá até o Menu Sistema > Preferências > Vídeo. Escolha a resolução que deseja.
Agora, com base nesse tutorial ninguém mais pode dar desculpas de que não quer testar o Linux por que não sabe instalá-lo. fonte: www.pinceladasdaweb.com.br

 
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