A Linguagem C



     Criada por Dennis M. Ritchie e Ken Thompson em 1972. C é uma linguagem muito utilizada na programação de qualquer tipo de sistema (cálculos matemáticos, estruturas de dados, sistemas operacionais, etc) Como por exemplo, o sistema operacional UNIX é desenvolvido em C.
   C é suficientemente estruturada para encorajar bons hábitos de programação. Por exemplo, programas em C podem ser desenvolvidos em partes separadas por pessoas distintas e depois unidas em um programa final.
Como Criar um Programa Executável em C 
    Escrever o programa em qualquer editor de texto e salvá-lo em um arquivo com o sufixo .c (o arquivo deve ser salvo no modo texto). Compilar o fonte seguindo as instruções do seu compilador (isso criará o arquivo .EXE). Atualmente, a maioria dos compiladores possuem uma interface que disponibiliza entrada do código fonte (editor próprio) e funções para compilação (por exemplo, ctrl+F9, no Turbo C++ 4.0).
O Compilador que Utilizaremos
No nosso curso utilizaremos o compilador da borland Turbo C++ 4.0.

Algumas Funções Básicas da Interface do Compilador
Compilar: F9
Compilar e Executar: Ctrl + F9
Help Específico: Cursor na palavra e Ctrl + F1


#include <stdio.h>
#include <conio.h>

void main()
{
printf("Primeiro Programa!");
getch();
}


Codigo em vermelho representa: arquivo que contém a sub-rotina printf()
Codigo em verde representa: arquivo que contém a sub-rotina getch()
Codigo em Azul representa: Escreve na Tela
Codigo em Marrom representa:Pegar um caractere do Teclado


A Estrutura Básica de um Programa C

Um programa C consiste em uma ou várias “funções”
Forma Geral:
cabeçalho;

void main()
{
   instruções;
}

tipo outras_funções()
{
   instruções;
}

A função main() é a primeira função a ser executada no código (também é obrigatória). O identificador void indica que a função não retorna qualquer valor.
A seção cabeçalho é usada para a definição das bibliotecas que serão utilizadas no programa (por exemplo, #include <stdio.h>).


Além da função main() outras funções podem ser colocadas no programa, essas novas funções devem possuir um tipo de retorno (ou void) e um nome identificando-as. Na seqüência do curso, falaremos mais sobre definição de funções.

Tipos de Dados e Variáveis
Um tipo de dado define a quantidade de memória necessária para alojar o dado, a abrangência de valores possíveis (escala) e o tipo de operações que podem ser executadas com este dado.
Definir um tipo de dado, significa informar ao compilador de que forma este dado deve ser interpretado e de como ele deve ser gerenciado na memória.
Caso você necessite de faixas maiores de valores, existem modificadores de tipos básicos (unsigned, por exemplo) e também outros tipos de dados, como por exemplo, long e double.
Variáveis
Uma variável é um espaço da memória, reservado quando da declaração da variável e que será ocupado por um tipo de dado onde o valor do dado irá variar ao longo da vida útil do bloco de instruções ao qual a variável pertence.

Declarando Variáveis
Sintaxe
tipo nome_da_variável;


A declaração de variáveis consiste em informar ao compilador o tipo de dado e o nome da variável que irá ocupar uma certa quantidade de memória.
Por enquanto, iremos declarar nossas variáveis apenas no interior da função main() (chamadas variáveis locais).


Nomes de Variáveis
O primeiro caractere deve ser uma letra ou um sublinhado “_”
Os demais caracteres podem ser letras, números ou sublinhados
Apenas os primeiros 31 caracteres são significativos
O nome da variável deve ser único no programa
Vale ressaltar que a linguagem C é “Case Sentive”

Atribuindo Valores às Variáveis
Para atribuir um valor (dado) a uma variável deve ser utilizado o operador de atribuição “=”
Podemos atribuir o valor a uma variável quando da sua declaração, ou após a sua declaração
Exemplo:
int quantidade_produto = 15;
quantidade_produto = 15;

Exercício
Sabendo que duas variáveis a e b, possuem respectivamente os valores 5 e 10, construa um programa em C para trocar os valores destas variáveis, ou seja, no final do programa a deve possuir o valor 10 e b o valor 5.

Solução
void main()
{
int a = 5, b = 10, c;
c = a;
a = b;
b = c;
}

Saída de Dados
Toda saída de dados é manipulada por funções.
Para incluir estas funções em nossos programas temos que dizer ao compilador em que biblioteca de arquivos “header” estas funções estão contidas.
Para a função de saída de dados que usaremos a biblioteca stdio.h será suficiente.

printf()
Sintaxe:
printf(“expressão de controle”, lista de argumentos);

Expressão de Controle
A expressão de controle pode conter caracteres que serão exibidos na tela.
Também podem ser inseridos manipuladores de controle e códigos de formatação que indicam o formato em que os argumentos devem ser impressos.



Lista de argumentos:
A lista de argumentos pode conter qualquer quantidade de argumentos.
Cada argumento deve ser separado por vírgula.

#include <stdio.h>
#include <conio.h>


void main()
{
char sexo = 'F';
int idade = 15;
float altura = 1.75;

printf("Escrevendo um caractere: %c \n",sexo);
printf("Escrevendo um inteiro: %d \n",idade);
printf("Escrevendo um real: %f ",altura);
getch();
}

#include <stdio.h>
#include <conio.h>

Outro código;


Quantidade total de caracteres exibidos. Caso o argumento tenha uma quantidade maior, não haverá truncamento. Caso seja menor serão colocados brancos a esquerda. Quantidade de casas decimais com arredondamento.


void main()
{
char sexo = 'F';
int idade = 15;
float altura = 1.75;

printf("Escrevendo um caractere: %c \n",sexo);
printf("Escrevendo um inteiro: %d \n",idade);
printf("Escrevendo um real: %5.2f ",altura); // _1.75
getch();
}

Outro código;


Quantidade total de caracteres exibidos. Caso seja menor será complementado com brancos a esquerda.

Número de caracteres do argumento, caso seja menor será complementado com 0’s à esquerda.

#include <stdio.h>
#include <conio.h>


void main()
{
char sexo = 'F';
int idade = 15;
float altura = 1.75;

printf("Escrevendo um caractere: %c \n",sexo);
printf("Escrevendo um inteiro: %5.3d \n",idade); //__015
printf("Escrevendo um real: %f ",altura);
getch();
}

putchar()

A função putchar() é mais uma das funções de saída existentes na biblioteca stdio.h
Esta função permite escrever na tela apenas um caractere.
Sintaxe:
putchar(caractere);







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