As redes podem ser divididas conforme a sua área de cobertura. Desta forma podemos encontrar três tipos de redes: LAN, MAN e WAN.
1. Redes Locais (LAN).
São redes onde os computadores são interligados localmente (em uma sala, em um prédio, campus, etc.), a instalação, os equipamentos e os cabos para efetuar a interligação são da responsabilidade do proprietário da empresa onde está a rede. Na figura 1 temos uma representação de uma rede local atendendo a um ambiente local dentro de um prédio.
2. Redes Metropolitanas (MAN).
São redes onde a interligação extrapola os limites da área de trabalho do usuário, para fora (à rua), tornando-se necessário utilizar cabos e equipamentos da rede pública, abrangendo uma área dentro da cidade (aprox. 100 km). Na figura 2 temos uma rede atendendo a dois ambientes diferentes, sendo necessários cabos subterrâneos sob a rua para efetuar a conexão.
3. Redes de Longa Distância (WAN).
São redes de cobertura interurbana, os computadores interligados se encontram em cidades, ou, até mesmo, países diferentes.
Envolvendo cabos e equipamentos de diversas empresas de telecomunicações. Na figura 3 temos uma representação de uma rede de uma empresa onde os ambientes estão distantes entre si, sendo necessário utilizar redes interurbanas para a transmissão dos sinais, ex. satélites, cabos submarinos, redes de fibras ópticas interurbanas terrestres, Internet.
|
|
Prepare-se para o concurso: www.enepe.com.br
0 comentários:
Postar um comentário