Atributos
Um atributo é um valor de
dado guardado pelos objetos de uma classe. Cada atributo possui um valor para
cada instância de objeto. Diferentes instâncias de objetos podem ter valores
iguais ou diferentes para um dado atributo.
Com relação aos atributos
a sintaxe proposta é:
Visibilidade
NomeAtributo:TipoDoAtributo = ValorDefault {propriedade}
·
Visibilidade
Trata-se
de uma marcação que pode ser realizada pelos símbolos (+, #, -).
(+)
Visibilidade pública – é acessível por todas as classes (valor default)
(#)
Visibilidade protegida – pode ser vista pela classe e pelo pacote no qual a
classe é definida
(-)
Visibilidade privada – somente acessível pela própria classe.
·
NomeAtributo
Seqüência
de caracteres que devem formar um nome auto-explicativo.
·
TipoDoAtributo
Expressa
o tipo do conteúdo que se pretende armazenar para o atributo. Ligada à
linguagem de programação.
·
ValorDefault
Refere-se
ao conteúdo inicial do atributo, de acordo com seu tipo.
·
{propriedade}
Elemento
opcional, que complementa informações a respeito do atributo.
Atributo Derivado
Quando o valor do atributo
pode ser obtido a partir do valor de outro(s) atributo(s). É representado com
uma barra inclinada à esquerda.
Atributo Estático
Pode haver atributos que
tenham escopo de classe, ou seja, que armazenam valor comum a todos os objetos
da classe. Sintaxe na UML: sublinhado.
Usado na implementação de regras de negócio. Ex.: QuantidadeMaximaAlunos em uma
classe CURSO.
Com relação aos métodos, a
sintaxe geral sugerida é:
Visibilidade
NomeDoMétodo (Parâmetro) : TipoDeRetorno {propriedade}
·
Visibilidade
Trata-se
de uma marcação que pode ser realizada pelos símbolos (+, #, -).
(+)
Visibilidade pública – é acessível por todas as classes
(#)
Visibilidade protegida – pode ser vista pela classe e pelo pacote no qual a
classe é definida
(-)
Visibilidade privada – somente acessível pela própria classe.
·
NomeDoAtributo
Representa
a operação que será processada.
·
Parâmetro
Trata-se
de uma lista de valores devidamente separados por vírgula.
O
elemento direção serve para definir se o parâmetro pode ou não ser modificado
pela operação. Através desse elemento, o modelador pode definir se o parâmetro
é de entrada, saída ou ambos.
Direção
|
Significado
|
in
|
Parâmetro de entrada:
não pode ser modificado pela operação. Serve somente como informação para o
objeto receptor.
|
out
|
Parâmetro de saída: pode
ser modificado pela operação para fornecer alguma informação ao objeto
remetente.
|
inout
|
Parâmetro de entrada que
pode ser modificado.
|
·
TipoDeRetorno
Expressa
o tipo do conteúdo que se pretende obter de retorno do método. Ligada à
linguagem de programação.
·
{propriedade}
Elemento
opcional, que complementa informações a respeito do método. Podem ser uma ou
mais das seguintes: isQuery, sequential, guarded, concurrent.
IsQuery
indica que a execução de tal operação não modificará o estado do objeto. Não
modifica atributos nem associações do objeto.
As
demais propriedades são utilizadas em sistemas multi threaded.
Todas as operações que são
declaradas nas mensagens de um objeto a outro em um diagrama de interação devem
ter visibilidade pública.
As operações possuem um
escopo. Uma operação que tem escopo de classe processa atributos estáticos.
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