Objeto é a representação de elementos do
mundo real, sob o ponto de vista do problema. Todo objeto é identificável. As
coisas do mundo real são denominadas objetos. Exemplos.: um cliente, uma loja,
um pedido de compra, etc.
Atributos representam as características do objeto.
Métodos são as operações ou funções oferecidas pelo objeto.
Estado diz respeito à
situação em que pode estar determinado objeto. Depende da natureza do objeto.
Comportamento é o meio pelo qual o
objeto passa de um estado para o outro. Normalmente, isso se dá mediante uma
ação/condição.
Classe representa um conjunto de objetos com as
mesmas características. Todos os objetos da classe são identificáveis e distinguíveis. Cada um deles é uma instância
de classe. Uma classe é uma descrição dos atributos e serviços comuns a um
grupo de objetos. Classe é uma abstração das características de um grupo de
coisas do mundo real.
Obs.:
Objetos de um classe interagem através do envio de mensagens.
Abstração consiste na concentração nos aspectos
essenciais, próprios de uma entidade e em ignorar suas propriedades acidentais.
Foco em aspectos relevantes para um determinado propósito.
Encapsulamento consiste na
separação dos aspectos externos de um objeto, acessíveis por outros objetos,
dos detalhes internos da implementação daquele objeto, que ficam ocultos dos
demais objetos. Não há dados ou procedimentos fora de um objeto. O acesso a um
dado só é permitido ao objeto que contém tal dado, através de métodos que
possui. Quando um objeto A quer acessar um dado do objeto B, ele o fará através
do acionamento de mensagens. O mecanismo de encapsulamento é uma forma de
restringir o acesso ao comportamento interno de um objeto. Cada objeto possui
uma interface que é o que ele conhece e o que ele sabe fazer, sem descreve como
o objeto faz.
Herança é o compartilhamento de atributos e
operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico. Permite que
a estrutura comum seja compartilhada por diversas subclasses semelhantes sem
redundâncias. Cada classe em um nível de hierarquia herda as características
das classes nos níveis acima.
Acoplamento Dinâmico Caso o objeto não
encontre um método dentro de seu encapsulamento, verificará em seus ramos de
herança aquelas superclasses que tenham o método invocado.
Polimorfismo significa que a
mesma operação pode atuar de modos diversos em classes diferentes. A operação
MOVER, por exemplo, pode atuar de forma diferente nas classes Janela e
PeçadeXadrez.
Uma linguagem de programação baseada em
objetos seleciona automaticamente o método correto para implementar uma
operação com base no nome da operação e na classe do objeto que esteja sendo
operado. Quem chama uma operação não precisa considerar quantas implementações
de uma determinada operação existem.
Um objeto pode enviar a
mesma mensagem para objetos semelhantes, mas que implementam a sua interface de
formas diferentes.
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