É uma linguagem unificadora de notações,
diagramas e formas de representação.
A UML pode ser utilizada para vários
objetivos como:
- Padronizar a diagramação de modelos graças às regras e ao vocábulo que ela especifica;
- Facilitar a visualização de modelos;
- Expressar sem ambigüidades o conteúdo de um modelo;
- Construir blocos de código com o auxílio de ferramentas;
- Apresentar uma modelagem com o nível de abstração e detalhamento desejado.
A UML é formada por:
- Itens;
- Relacionamentos;
- Diagramas
Itens
- Itens Estruturais – Componentes estáticos de um modelo.
- Classe - conjuntos de objetos que compartilham atributos, operações, semântica e relacionamentos.
- Interface – Portas de comunicação de um componente ou classe com o mundo exterior. Listam os serviços disponibilizados por um componente ou classe.
- Colaborações – São entidades que servem para agrupar várias classes, interfaces e outros elementos que juntos proporcionam um comportamento diferente daquele gerado por apenas cada um dos participantes. Pode representar também um conjunto de operações formado por várias classes.
- Caso de Uso – Descrição de um conjunto de seqüências de ações, que um sistema executa para produzir um resultado de valor observável por um ator.
- Componentes – São elementos de software, por exemplo, bibliotecas, executáveis e fragmentos de código fonte que possuem uma interface bem definida.
- Nós – Elementos físicos existentes em tempo de execução que representam um recurso computacional. Ex.: servidor de aplicações.
- Itens Comportamentais – Partes dinâmicas dos diagramas.
- Interações
- Estados
- Itens de Agrupamento – Pode agrupar vários casos de uso correlatos ou vários atores de um modelo.
- Itens Anotacionais – Observações textuais colocadas nos diagramas.
Relacionamentos
- Dependência – um elemento utiliza-se de serviços de outro elemento.
- Associação – Representam relacionamentos entre classes, atores e casos de uso.
- Generalização – Usado para descrever uma variação emum comportamento padrão encontrado em dois ou mais elementos.
- Realização – Especificam os serviços que classes ou componentes fornecem às interfaces.
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